Railroads in Historical Context: construction, costs and consequences (2012)

International Conference

Foz Tua, Portugal

05-07 October 2012

 

 


CONTENTS

 

Edited by:

Anne McCants

MIT, USA

 

Eduardo Beira

University of Minho, Portugal

 

Jos M. Lopes Cordeiro

University of Minho, Portugal

 

Paulo B. Loureno

University of Minho, Portugal

 

ISBN: 978-989-97134-8-2

 

 

PROCEEDINGS - LIVRO DE ATAS

 

[000] Editors:
Full text - Texto completo

[001]Editors:
Preface and index - Prefcio e ndice



PART 1: TUA VALLEY AND THE PORTUGUESES CONTEXT
O VALE DO TUA E O CONTEXTO PORTUGUS

 

[002] Anne McCants:
Narratives from an isolated region: population and commodity dynamics of a rural hinterland - Narrativas duma regio isolada: dinmicas de populao e mercadorias de um interior rural

[003] Antonio Vieira, Marta Correio, Eurico Loureiro:
GIS for Tua Valley - Um SIG para o Vale do Tua

[004] Conceio Salgado:
The Tua line a route for emigration in the district of Bragana (1844-1910) - Linha do Tua: uma rota de emigrao, distrito de Bragana (1844-1910)

[005] Maria Otlia Lage:
The author and engineer Jorge de Sena: relationship with the Tua line - O escritor e engenheiro Jorge de Sena: relao com a linha do Tua

[006] Albano Viseu:
Clemente Menres: the skillfull strategist of the Tua railroad - Clemente Menres: o hbil estratega do comboio do Tua

[007] Ftima Santos, Jos Manuel Lopes Cordeiro:
One day, So Loureno spa would be the Riviera of Tua valley... - Um dia, as termas de So Loureno seriam a Riviera do vale do Tua...

[008] Bruno J. Navarro:
The ""miracle of the locomotive"" in the construction of the third portuguese empire: the launch of railways in Angola - O milagre da locomotiva a construo do III Imprio portugus. O lanamento do caminho-de-ferro em Angola

[009] Maria Fernanda Rollo:
Transports under the First World War: The case of portuguese railways - Os transportes na Primeira Guerra Mundial: o caso dos caminhos de ferro portugueses



PART 2: ECONOMIC IMPACT OF RAILROADS: METHODS AND INTERNATIONAL COMPARAISONS
O IMPACTO ECONMICO DO CAMINHO DE FERRO: METODOLOGIAS E COMPARAES INTERNACIONAIS

 

[010] Marta Felis-Rota:
A railways perspective on the first globalization - Os caminhos de ferro e a primeira globalizao

[011] Ian Kerr, Hugo Pereira:
India and Portugal: the Mormugo and the Tua railway compared - ndia e Portugal: comparao entre os caminhos-de-ferro de Mormugo e do Tua

[012] Robert Schwart:
Making the steeper grade: Upland railways in Wales, 1840 to 1914 - Caminhos de ferro nas Terras Altas no Pas de Gales

[013] Stefano Maggi:
Secondary railways in continental Europe - Linhas ferrovirias secundrias na Europa continental

[014] Richard Healey:
Early mountain railroads in the lower Pennsylvania anthracite coalfields during the 19th century: a case study of the mine Hill and Schuylkill Haven railroad - As primeiras linhas de montanha nas minas de antracite da Pensilvnia (EUA) durante o sc. XIX: o caso da linha ferroviria da minna de Hill e Schuylkill Haven



PART 3: ENGINEERING, FINANCE AND MANAGEMENT
ENGENHARIA, FINANCIAMENTO E GESTO

 

[015] Lurdes Martins, Graa Vasconcelos, Paulo B. Loureno:
The engineering design of Tua rail track: evidence from the archives - Projeto de engenharia da via-frrea do Tua: evidncia a partir dos arquivos

[016] Domingo Cullar:
British participation in the spanish railway business (1828-1950) - O interesse britnico nos negcios ferrovirios espanhis

[017] Luis Santos:
The Marquis of Foz, a name in the fog. The various games of a capitalist of the railway apogee - Marqus da Foz, um nome nas brumas. Os mltiplos jogos de um capitalista do apogeu ferrovirio

[018] Bruno Gonalves, Paulo B. Loureno:
Lifecycle analysis of infrastructures: application to Tua rail track - Anlise do ciclo de vida de infraestruturas: aplicao linha frrea do Tua

[019] J.S. Esteves, L.F. Ramos, J.M. Nbrega, A.P. Souto:
Gaining insight into Tua Railway Line through interactive experiments - Compreender a Linha do Tua atravs de experincias interativas

[020] Teresa Novais, Jorge Novais:
Designing NMFT: an essay on memory and contemporaneity through architectural design - Projetando o NMFT: um ensaio sobre a memria e a contemporaneidade por meio do projeto arquitetnico



PART 4: THE FUTURE OF HISTORICAL RAILROADS
O FUTURO DAS LINHAS HISTRICAS

 

[021] Dominic Fontana:
A new age of steam? The Tua Valley Line, Portugal - Experience and Examples from the Technological Heritage Operations and Preserved Railways of Britain - Uma nova era de vapor? A Linha do Vale do Tua, Portugal. Experincia e exemplos das operaes de herana tecnolgica e dos caminhos de ferro preservados da Gr-Bretanha

[022] Michel Cotte:
An Example of Renovation Adaptation for an Old Railway Mountain Line: The Chemin de fer du Vivarais, South-Eastern France - Um exemplo de renovao - Adaptao de uma linha de montanha antiga: O Chemin de fer du Vivarais, sudeste da Frana

[023] Stefan Brauckmann:
Draisine Tourism in Germany - ideas for the Tua line? - Turismo de dresinas na Alemanha - ideias para a linha do Tua?

[024] Carlos Barbosa, Joo Figueiredo, Jorge Marques, Ldia Teixeira, Miguel Oliveira, Eduardo Beira, Antnio Arajo:
Redesigning the classical railrider: a transportable prototype for modern ages - Redesenhar o clssico quadriciclo ferrovirio; um prottipo transportvel, para os tempos de hoje



PART 5: CLOSING SESSION
SESSO DE ENCERRAMENTO

 

[025] Anne McCants:
Closing remarks - Notas de encerramento

[026] Manuel Heitor:
From a Railroad to a Test Bed: Exploring the unknown through socially robust international networks - De uma linha de caminho de ferro como um banco de ensaios: Explorar o desconhecido atravs de redes internacionais socialmente robustas