A Equipa - Docentes e secretariado
  • www

    Email

    Paulo B. Lourenço

    Professor Catedrático

    Paulo B. Lourenço, Engenheiro Civil pela Universidade do Porto em 1990, e doutorado em 1996 pela Universidade Técnica de Delft, Países Baixos, sobre métodos computacionais em estruturas de alvenaria.

    Professor catedrático e responsável do Grupo de Estruturas na Universidade do Minho.

    O seu domínio de investigação abrange os ensaios não destrutivos, as técnicas avançadas de análise numérica e experimental, as técnicas de reforço inovadoras e a engenharia sísmica, com enfoque na alvenaria e madeira. Trabalhou como consultor em mais de 100 monumentos em Portugal e estrangeiro.

    Foi supervisor de mais de 50 teses de doutoramento e 70 teses de mestrado. Foi Coordenador da revisão do Eurocódigo 6 (Parte 1). É Editor do International Journal of Architectural Heritage, Coordenador do Mestrado Europeu em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (www.msc-sahc.org).

  • www

    Email

    Daniel V. Oliveira

    Professor Associado

    Daniel V. Oliveira, Engenheiro Civil (1993) e Mestre em Estruturas de Engenharia Civil (1996) pela Universidade do Porto, realizou o seu doutoramento em 2003, na Universidade do Minho, sobre o comportamento cíclico de estruturas de alvenaria. É atualmente docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.

    Os seus interesses de investigação incluem abordagens experimentais e numéricas sobre a reabilitação de estruturas históricas de alvenaria, engenharia sísmica, utilização de materiais compósitos e construção em terra. É autor de diversas publicações, em conferências e revistas nacionais e internacionais, nestas áreas.

    É supervisor de diversos alunos de Mestrado e Doutoramento e atua como revisor de várias revistas ISI.

  • www

    Email

    Graça Vasconcelos

    Professora Auxiliar

    Graça Vasconcelos, Engenheira Civil e Mestre em Estruturas de Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, finalizou o doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em 2005 no âmbito da análise experimental de materiais e paredes de alvenaria sujeitas a ações no plano

    O seu domínio de investigação abrange o desenvolvimento de materiais e sistemas construtivos em alvenaria, análise experimental, estruturas mistas alvenaria-madeira, vulnerabilidade sismica de edifícios de alvenaria tradicionais. É autora de mais de 45 artigos em revistas internacionais e de cerca de 150 outras publicações entre livros, capítulos de livro, revistas nacionais e conferência nacionais e internacionais.

  • www

    Email

    Francisco M. Fernandes

    Professor Auxiliar

    Francisco M. Fernandes, Engenheiro Civil pela Universidade do Minho em 2001, realizou o seu doutoramento em 2006, igualmente na Universidade do Minho, sobre avaliação de estruturas de alvenaria antigas através de georradar e furação controlada em tijolos de argila antigos.

    O seu domínio de investigação abrange o estudo e a aplicação de técnicas não destrutivas a estruturas de alvenaria e de betão armado, sendo autor de diversas publicações, em conferência e revista, nessa área.

    Outras áreas de investigação são referentes ao domínio do estudo da deterioração de materiais antigos, modelação e simulação numérica de estruturas em alvenaria.

  • www

    Email

    Jorge M. Branco

    Professor Auxiliar

    Jorge Branco é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal, onde desenvolve investigação na área das construções de madeira.

    É especialista nos domínios das estruturas de madeira, desde a caracterização da madeira e seus derivados, conceção de ligações ao diagnóstico e reforço de elementos e ligações de madeira. Tem-se dedicado à avaliação da robustez e resiliência de estruturas de madeira, em particular, daquelas localizadas em zonas sísmicas.

    Jorge Branco é Chair do Comité Técnico da RILEM “Reforço de Elementos de Madeira de Estruturas Existentes, membro do grupo de trabalho WG8 relativo ao comportamento sísmico de estruturas de madeira e membro da comissão de normalização CT14.

  • www

    Email

    José Campos e Matos

    Professor Auxiliar

    Graduou-se em engenharia civil em 2002, obteve o Mestrado em estruturas de engenharia civil em 2008, e o doutoramento em engenharia civil em 2013, na área da avaliação de segurança de estruturas existentes. Tem vindo a desenvolver as suas atividades de docência, assim como a supervisão de teses de mestrado e doutoramento, desde 2007, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É membro do ISISE – Instituto para a Sustentabilidade e Inovação na Engenharia de Estruturas, desde 2007.

    As suas áreas de investigação abrangem os sistemas de gestão de ativos, custos de ciclo de vida (LCC), avaliação de segurança, avaliação de risco e sustentabilidade. É autor e coautor de mais de 50 publicações em conferências internacionais e jornais. Participa em vários comités nacionais e internacionais, coordenando vários grupos de trabalho internacionais.

    De destacar o seu envolvimento em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, tais como a coordenação do projeto SustIMS – Sistema Sustentável de Gestão de Infraestruturas (Portugal 2020) e do projeto SAFEWAY – GIS_Based Infrastructure Management System for Optimized Response to Extreme Events on Terrestrial Transport Networks (Horizonte 2020), e a coordenação da Ação COST TU 1406 – Quality specifications for roadway bridges, standardization at a European level (BridgeSpec).

  • www

    Email

    Ana Fonseca

    Técnica Superior

    Ana Fonseca é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas- Variante Francês-Inglês, Ramo Tradução (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2002) e pós-graduada em História, Relações Internacionais e Cooperação (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010. Durante 6 anos, trabalhou como Gestora de Bolsas no Programa AlBan (Programa de Bolsas de Alto Nível da Comissão Europeia, destinado à América Latina). Atuou, profissionalmente, em várias organizações relacionadas com a cooperação no Ensino Superior, em Bruxelas. Desde Setembro de 2011, gere o Secretariado do Mestrado ERASMUS Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas.

Topo