A Equipa - Pós-doutorandos
  • www

    Email

    Elisa Poletti

    Elisa Poletti, Engenheira Civil pela Universidade de Parma (Itália) em 2009, realizou o seu doutoramento em 2013, na Universidade do Minho, sobre a avaliação sísmica de paredes de frontal.

    O seu domínio de investigação abrange a avaliação sísmica e o reforço de estruturas de madeira e de ligações tradicionais em madeira, modelação numerica de estruturas de madeira e modelação constitutiva, sendo autora de diversas publicações, em conferência e revista, nessas áreas.

  • www

    Email

    Hélder S. Sousa

    Hélder S. Sousa, Engenheiro Civil pela Universidade do Minho em 2009, realizou o seu doutoramento em 2013, igualmente na Universidade do Minho, sobre metodologias de avaliação de segurança de elementos existentes em madeira.

    O seu domínio de investigação abrange a avaliação de segurança de estruturas de madeira através de ensaios não destrutivos, com especial relevância na inspeção visual, e na análise de fiabilidade estrutural, sendo autor de diversas publicações, em conferência e revista, nessa área.

    Outras áreas de investigação são referentes ao domínio de dimensionamento de edifícios com materiais inovadores em madeira.

  • www

    Email

    João Pereira

    João M. Pereira é natural de Braga, Portugal. Obteve a sua licenciatura em Engenharia Civil (5 anos) em 2008 na Universidade do Minho, Portugal. Concluiu o seu doutoramento sobre “Avaliação de Segurança e Dimensionamento de Estruturas Submetidas a Explosões” em 2014 também na Universidade do Minho, Portugal.

    O seu domínio de investigação abrange o comportamento de materiais a elevadas velocidades de deformação, comportamento de estruturas e elementos estruturais a ações extremas (impactos, fogo e explosões), avaliações de risco contra terrorismo e avaliações de segurança estrutural contra explosões.

    Outras áreas de investigação incluem alvenaria refratária, alvenaria nova e materiais poliméricos.

  • www

    Email

    Maria Giovanna Masciotta

    Maria Giovanna Masciotta, Arquitecta pela Universidade “G. D’Annunzio” de Chieti-Pescara (Italia) em 2010, obteve o seu grau duplo de doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Chieti-Pescara e pela Universidade do Minho em 2015, sendo portanto premiada com o título de “Doctor Europeaus”.

    O seu domínio de investigação abrange ensaios não destrutivos, ensaios dinâmicos, identificação de dano baseada em informações espectrais, monitorização da saúde estrutural e conservação preventiva do patrimônio histórico, sendo autora de diversas publicações nessa área tanto em conferências como em revistas.

    Os seus atuais interesses de investigação includem também paradigmas sensoriais bio-inspirados para a monitorização da saúde estrutural e análise estrutural avançada de construções em alvenaria.

  • www

    Email

    Nuno Mendes

    Nuno Mendes obteve a Licenciatura em Engenharia Civil (pré-Bolonha) pela Universidade do Minho em 2006. Em 2012 obteve o grau de Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, com a tese intitulada “Avaliação sísmica de edifícios antigos de alvenaria: Ensaios em plataforma sísmica e análise numérica”.

    Os seus interesses de investigação estão principalmente relacionados com a inspeção, diagnóstico, identificação dinâmica, ensaios em plataforma sísmica e análise numérica avançada de estruturas de alvenaria. Tem-se dedicado sobretudo à avaliação e redução da vulnerabilidade sísmica de edifícios de alvenaria, incluindo a resposta no plano e para fora do plano. É autor de vários artigos em revista e conferência internacional sobre estes temas.

  • www

    Email

    Rui A. Silva

    Rui A. Silva é licenciado (2006) e mestre (2008) em Engenharia Civil pela Universidade do Minho. Em 2013 concluiu o doutoramento em Engenharia Civil, atribuído pela Universidade do Minho e pela Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), na área da reparação de construções de terra com injeção de caldas.

    Interessa-se pela investigação relacionada com a caraterização, modelação, reforço e reparação de construções em terra, nomeadamente na reparação com caldas de injeção e reforço com rebocos armados (TRM). Tem-se dedicado também ao desenvolvimento de materiais de construção sustentáveis à base de ligantes geopoliméricos e de resíduos de construção e demolição. É autor de vários artigos sobre estes temas, publicados em revistas científicas e conferências.

    É atualmente Investigador Responsável do projeto SafEarth (“Proteção sísmica do património construído em terra”) e membro do comité RILEM 275-TCE (“Ensaio e caracterização de matérias de construção e elementos à base de terra”).

  • www

    Email

    Rui Marques

    Rui Marques, licenciado em Engenharia Civil (2003) e mestre em Projeto de Estruturas e Geotecnia (2007) pela Universidade do Minho, concluiu o seu doutoramento em 2013, igualmente na Universidade do Minho, sobre metodologias inovadoras no cálculo sísmico de estruturas em alvenaria simples e confinada.

    O seu domínio de investigação abrange a avaliação da vulnerabilidade/segurança de estruturas de alvenaria com enfâse em simulação numérica e procedimentos para análise sísmica, com especial destaque na modelação com macro-elementos e cálculo baseado no desempenho. Tem também atuado no desenvolvimento de normativa para projeto de estruturas de alvenaria, nomeadamente na revisão da EN 1996-1-1.

    Outras áreas de investigação são referentes à análise de risco sísmico e projeto de intervenção de construções antigas em alvenaria.

  • www

    Email

    Tiago M. Ferreira

    Tiago Miguel Ferreira é mestre em Engenha Civil pela Universidade de Aveiro (2009), pós-graduado em Reabilitação de Património Edificado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2010) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro (2015), tendo desenvolvido tese no âmbito da avaliação do comportamento sísmico para fora do plano de paredes de alvenaria de pedra.

    Os seus domínios de investigação incluem a avaliação da vulnerabilidade sísmica de edifícios antigos, a análise e mitigação de riscos à escala urbana - sismo, incêndio e cheia -, e a avaliação da segurança estrutural de edifícios antigos em alvenaria de pedra. É autor de mais de uma centena de publicações científicas entre livros, capítulos de livros e artigos de revista e conferência.

Topo