A Equipa - Doutorandos
  • www

    Email

    Alban Kita

    Alban Kita, graduado em Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Perugia em 2016, atualmente está realizando seu doutorado na Universidade de Florença, com um escritório afiliado em Perugia, na Itália. Foi assinado um contrato de colaboração de cotutela com a Universidade do Minho, em Portugal.

    Seus domínios de pesquisa incluem soluções inovadoras de Monitorização de Saúde Estrutural no âmbito dos métodos SHM de longo prazo baseados em vibração para detecção de danos induzidos por terremotos em edifícios de alvenaria, sendo autor de diversas publicações, tanto em conferências quanto em revistas especializadas. Suas áreas de interesse dizem respeito à avaliação estrutural de construções históricas de alvenaria, engenharia sísmica, dinâmica estrutural e modelação numérica / FE, vulnerabilidade sísmica de estruturas.

    Seu principal tema de pesquisa diz respeito à tarefa de localização de danos sísmicos em estruturas de alvenaria com base na análise numérica da Análise Dinâmica Incremental (IDA), usando dados registrados durante o terremoto e com base em um conjunto de curvas IDA geradas anteriormente a partir de um modelo numérico bem calibrado.

  • www

    Email

    Alberto Barontini

    Alberto Barontini, Engenheiro Civil pela Universidade de Firenze, em 2015, atualmente está a realizar o doutoramento na Universidade do Minho em colaboração com a Universidade de Coimbra, sobre metodologias bio-inspiradas de monitorização de estruturas (SHM).

    O seu domínio de investigação abrange o estudo de algoritmos bio-inspirados de otimização e de aprendizagem, aplicados à identificação (deteção, localização e quantificação) do dano e à avaliação da segurança.

    Os seus domínios de interesse incluem ensaios não destrutivos in-situ, análise estrutural avançada, dinâmica de estruturas e engenharia sísmica.

  • www

    Email

    Ali Dalalbashi Esfahani

    Ali Dalalbashi Esfahani, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Yazd em 2008. Sua tese de mestrado intitulado foi "Investigação sobre o Comportamento de FRP-adaptados RC Exterior articulações viga-pilar submetido a cargas cíclicas".

    Seus domínios de investigação incluem reequipamento e reforço das estruturas de betão, Numérica e FE Modeling, Comportamento Estrutural, estruturas, estruturas de alvenaria, e TRM sistema de Reforço. Além disso, Ele é engenheiro civil profissional e tem uma grande experiência na concepção das estruturas industriais, Estádio, Estação de Metro, e Retrofited exiciting estruturas concrte e alvenaria.

    Ele é um estudante de doutoramento na Universidade do Minho e pesquisas sobre a caracterização de união de sistemas de TRM antes e depois da degradação. Ele, também, desenvolve pesquisas no reforço das estruturas de alvenaria, durabilidade, Sistemas de TRM, Bond resposta, Longo comportamento dos materiais prazo, analíticos e numéricos modelização de materiais de degradação.

  • www

    Email

    Alice Di Primio

    Alice Di Primio, Engenheira Civil pela Universidade de Pescara em 2016, ela está a fazer o seu doutoramento, igualmente na Universidade do Pescara, em colaboração com Universidade do Minho, sobre monitorazação de estruturas históricas submetidas a cargas dinâmicas.

    O seu domínio de investigação abrange a avaliação da segurança de estruturas de alvenaria com especial atenção aos sistemas abobadados, através de métodos não destrutivos, testes de vibração ambiental, inspeção visual, testes sonoros; e avaliação da eficiência da avaliação do sistema de reforço. Ela é autora de publicações em conferências e está produzindo artigos para revistas especializadas sobre esses tópicos.

  • www

    Email

    Andreia Martins

    Andreia Martins, Engenheira Civil pela Universidade do Minho em 2013.

    O seu domínio de investigação abrange o estudo do comportamento sísmico de paredes de alvenaria de fachada, nomeadamente fachada ventilada.

    Outras áreas de investigação são referentes ao desenvolvimento de soluções de reforço sísmico de paredes de alvenaria, sendo autora de algumas publicações, nessa área.

  • www

    Email

    Antonio Romanazzi

    Antonio Romanazzi, Arquitecto e Engenheiro Civil pela Universidade de Pisa em 2016, atualmente está a desenvolver o seu doutoramento relativamente a uma técnica compatível de reforço sísmico para estruturas vernaculares em taipa.

    O seu domínio de investigação abrange técnicas construtivas em terra, caracterização de materiais e estruturas em terra, restauração, técnicas compatíveis de reforço sísmico, análise numérica e analítica, análise experimental, ensaio estático e dinâmico e análise sísmica.

    Também a sustentabilidade em engenharia civil é um seu domínio de interesse.

  • www

    Email

    Bora Pulatsu

    Bora Pulatsu obteve a sua licenciatura pela Universidade Técnica do Médio Oriente no Departamento de Engenharia Civil e o seu mestrado pelo Programa Erasmus Mundus SAHC. Ele prossegue o seu estudo de doutoramento na Universidade de Nebraska-Lincoln.

    Seus principais campos de pesquisa incluem a modelação computacional de estruturas de alvenaria usando métodos de elementos discretos e métodos misto discreto-contínuos. Ele atualmente investiga o comportamento complexo de pontes de arco de alvenaria sob vários tipos de características de enchimento de solo e condições de carga para resolver o problema de interação solo-estrutura.

    Ele também realiza pesquisas sobre o comportamento dinâmico de colunas antigas e estruturas de templos para fornecer uma melhor compreensão das construções em blocos sob vários tipos de excitações.

  • www

    Email

    Carlos Barroso

    Carlos Eduardo Barroso, Arquiteto pela Universidade do Porto em 2007, realizou o seu mestrado em 2012, na Universidade do Minho, sobre construção e reabilitação sustentáveis. Encontra-se a desenvolver o seu doutoramento na Universidade do Minho, relativamente à construção vernacular portuguesa.

    O seu domínio de investigação abrange técnicas de construção em alvenarias de pedra vernaculares, estudos morfológicos e tipológicos, a análise experimental de materiais vernaculares e metodologias de intervenção e reabilitação. É ainda autor de diversas publicações, em conferência e revista, nessa área.

    Outras áreas de investigação são referentes ao domínio da arquitetura e a reabilitação sustentável.

  • www

    Email

    Catarina V. Silva

    Catarina Silva é Portuguesa e é natural de Braga. Em 2009, obteve o Mestrado Integrado em Arquitetura (5 anos) na Universidade do Minho, Portugal.

    Em Setembro de 2011, iniciou o programa Doutoral em Engenharia Civil na mesma Universidade, subordinado ao tema Tall Bulldings using CLT. An integrated design considering moisture induced effects.

    Actualmente, está interessada em tudo sobre construção em madeira lamelada colada cruzada, especialmente em altura. Ela está interessada no que respeita á concepção estrutural e arquitectónica acautelando os diferentes parâmetros associados á construção em altura. Mais, dedica especial foco aos problemas associados às variações de humidade na madeira e seus efeitos colaterais no sistema estrutural e nas ligações aparafusadas.

  • www

    Email

    Cristiana Bonifácio

    Cristiana Bonifácio, Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2012, tendo desenvolvido actividades de investigação na área da infra-estrutura ferroviária, em particular na área da manutenção. Actualmente está a desenvolver o seu doutoramento no Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sobre monitorização, diagnóstico e decisão de manutenção da infra-estrutura ferroviária.

    O seu domínio de investigação abrange diversos sistemas de monitorização da condição da infra-estrutura, em especial a via ferroviária, no diagnóstico da mesma com base em diversas metodologias de processamento de dados, análise de modelos de degradação e modelos predictivos de desenvolvimento do dano e da sua condição, tendo como finalidade a decisão de manutenção.

  • www

    Email

    Danielli C. B. Cintra

    Danielli C. B. Cintra, Engenheira Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba em 1999, concluiu o seu mestrado em 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo e é doutoranda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pesquisa sobre metodologia de monitoramento de abóbadas e cúpulas em alvenaria. Leciona a disciplina de Sistemas Estruturais em cursos de graduação.

    O seu domínio de investigação abrange a avaliação de segurança de estruturas em alvenaria por meio de ensaios não destrutivos, sendo autora de publicações nessa área e sobre estruturas de concreto.

    Outras áreas de investigação são referentes ao desempenho de emendas de armadura longitudinal de pilares em concreto.

  • www

    Email

    Fabio Solarino

    Fabio Solarino, Engenheiro Civil pela Universidade de Pisa em 2017, com a tese de mestrado intitulada "Interaction between timber and steel in high rise timber framed buildings". Encontra-se a desenvolver o seu doutoramento relativamente às metodologias de intervenção e de reforço de ligações entre alvenaria e madeira em estruturas históricas na Universidade do Minho, em colaboração com a Universidade de Pisa.

    O seu domínio de investigação abrange estruturas de alvenaria, estruturas de madeira, engenharia sísmica, análise numérica e analítica, análise cinemática e de rocking. Também, dinâmica das estruturas e modelação numérica/FE são seus domínios de interesse.

  • www

    Email

    Filipe Matos

    Filipe Matos, Engenheiro Civil pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo em 2016, no qual a sua tese de mestrado teve como principal objetivo, o estudo não linear de pilares de betão armado aplicando as metodologias presentes no Eurocódigo 2. Atualmente está a realizar o seu doutoramento na Universidade do Minho sobre análise sísmica de estruturas CLT aplicando a nova proposta da norma Eurocódigo 8.

    O seu domínio de investigação abrange a avaliação de segurança de estruturas de madeira através de ensaios destrutivos e não destrutivos, modelos numéricos e análise sísmica, com especial importância às estruturas de madeira lamelada cruzada.

    Outras áreas no qual intervencionou são respetivas à avaliação e reabilitação de estruturas existentes.

  • www

    Email

    Giacomo Zonno

    Giacomo Zonno, graduado em Engenharia de Construção e Arquitectura pelo Politécnico di Bari (Itália) em 2013. Recebeu em 2015 o Mestrado Avançado Erasmus Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, pela Universidade Técnica Checa em Praga e da Universidade de Padova em Itália. Atualmente, ele está conduzindo seu doutoramento em sistemas automáticos de monitorização de saúde estrutural das igrejas andinas de adobe na Pontifícia Universidade Católica do Peru.

    Seus domínios de pesquisa incluem o desenvolvimento de ferramentas avançadas para a identificação dinâmica automática e algoritmos de aprendizagem aplicados à identificação de danos (deteção, localização e quantificação) e avaliação de segurança.

    Ele também desenvolve pesquisas em engenharia de adobe sobre as influências dos fatores ambientais e antropomórficos na conservação e preservação de edifícios históricos de adobe.

    Seus interesses de pesquisa também incluem testes in-situ não destrutivos, análise estrutural avançada, dinâmica de estruturas e engenharia sísmica.

  • www

    Email

    Giorgos Karanikoloudis

    Giorgos Karanikoloudis, graduado do Departamento de Universidade Aristóteles de Salónica Engenharia Civil em 2005. Recebeu em 2014 o Erasmus Mundus Avançada Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, da Universidade Técnica Checa em Praga e da Universidade do Minho, em Portugal.

    Seus áreas de investigação abrange a avaliação estrutural de monumentos, com foco na modelagem numérica. Conduziu análises estruturais e in situ testes dinâmicos e diagnósticos na Catedral de Canterbury (UK), na edifícios históricos no Peru, no âmbito do projecto SR e na Catedral de Cabeceiras de Basto (Portugal). Tomou parte no projeto arqueológico MTAP da Universidade de Princeton (EUA), através da realização desenhos arquitecturales (Strimi, Grécia).

    Atualmente, está realizando seu doutoramento sobre o efeito dos assentamentos de solo e vibrações nos edifícios do património cultural, induzida pelas obras civis subterrâneos, dentro do programa Infrarisk PhD, na Universidade do Minho em Portugal.

  • www

    Email

    Gonçalo Correia Lopes

    Gonçalo Correia Lopes é mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro desde 2015, tendo realizado a sua tese de mestrado na área de estruturas metálicas. Foi bolseiro de investigação no âmbito de um projeto Europeu relacionado com sistemas modulares para fachadas de edifícios novos e existentes.

    Atualmente, é bolseiro do programa doutoral Infrarisk PhD, na Universidade de Aveiro, subordinado ao tema “Mitigação da vulnerabilidade sísmica de edifícios mistos alvenaria – betão armado à escala urbana”.

    O seu domínio de investigação abrange estruturas de alvenaria, estruturas mistas de betão e alvenaria, técnicas de reabilitação e de reforço sísmico, análise numérica e analítica, dinâmica de estruturas e modelação numérica. Também, são seus domínios de interesse as áreas de BIM e de redução da vulnerabilidade e risco sísmico.

  • www

    Email

    Isis R. Pérez

    Isis R. Pérez, Engenheira Civil pela Universidade Autónoma de Yucatán 2003, está a realizar o seu doutoramento Universidade do Minho, sobre ligações de alvenaria histórica.

    O domínio das pesquisas de doutorado abrange as construções de alvenaria, especialmente no sul do México, suas dimensões, relações geométricas, sistemas e processos construtivos; bem como a sua performance antes de diferentes ações e diferentes tipos de ligações. Ênfase principal no reforço de ligações.

    Outras áreas de investigação são referentes a habitação vernácula na península de Yucatán, sua tipologia construtiva, seu comportamento e métodos de reforço.

  • www

    Email

    Jae Kang

    Jae Kang concluiu sua licenciatura e seu mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Waterloo em 2017, e seu Mestrado Avançado pela Universidade do Minho e Universidade de Padova em 2018, especializando-se em análise estrutural de monumentos e construções históricas. Atualmente ele participa do Projecto ATHOR (acrónimo de: Advanced Thermomechanical multiscale mOdeling of Refractory linings), um projeto do Horizon 2020, como estudante de doutoramento.

    Sua pesquisa é focada no desenvolvimento de estratégias computacionais para alvenarias estruturais refratarias sujeitas a altas temperaturas. As análises computacionais utilizam abordagens multi-físicas (térmicas, químicas e mecânicas) em diversas escalas, são baseadas no método dos elementos finitos, e consideram os modos de falha da alvenaria refratária. A estratégia computacional envolve técnicas de homogeneização e optimização de micro e macro modelos de alvenaria refratária.

  • www

    Email

    Jamiu Adetayo Dauda

    Jamiu Adetayo Dauda é bacharel em Engenharia Civil pela Ladoke Akintola University of Technology, Nigéria. Jamiu tem 5 anos de experiência em projeto estrutural e gestão de construção antes de continuar a estudar mestrado em engenharia estrutural com a gerência da Universidade Nottingham Trent, no Reino Unido.

    Jamiu recebeu uma das Bolsas de Pesquisa Leeds Anniversary Research para PhD em 2016 e atualmente é estudante de doutoramento na Escola de Engenharia Civil da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

    A presente pesquisa de Jamiu propôs uma investigação sobre a possibilidade de adaptar a parede de alvenaria não reforçada (URM) usando painéis de madeira. Este projeto faz parte do escopo mais amplo "Retrofit of Structures Historical".

  • www

    Email

    João N. Fernandes

    João Nuno Fernandes obteve o grau de Mestre em Engenharia Civil, opção de Estruturas pela Universidade do Porto em 2014. A sua tese de Mestrado envolveu o tema de uma análise termo-mecânica de uma barragem do tipo gravidade.

    Atualmente encontra-se na Universidade do Minho como membro de uma equipa do projeto de investigação SustIMS relativo à gestão das infraestruturas e obras de arte em autoestradas.

  • www

    Email

    Jorge G. Fernandes

    Jorge G. fernandes, Arquiteto pela universidade do Minho em 2014, Iniciou o seu doutoramento em 2015, igualmente na Universidade do Minho, sobre o processo de desenho e construção de malhas estruturais elásticas de madeira.

    O seu domínio de investigação abrange o estudo de métodos digitais de projeção, modelação, parametrização e otimização geométrica, com foco especial nas formas em concha. Para além disso, investiga o potencial estrutural e as adaptações formais das malhas estruturais de madeira.

  • www

    Email

    Leonardo G. Rodrigues

    Leonardo G. Rodrigues, Engenheiro Civil pela Universidade NOVA de Lisboa em 2011, estudou na sua dissertação de mestrado a aplicação de controladores de massa ativos para vibrações em estruturas de engenharia civil.

    Atualmente frequenta o Programa Doutoral em Engenharia Civil da Universidade do Minho. A sua investigação incide na avaliação da robustez de estruturas de madeira em zonas sísmicas. O plano de trabalhos proposto está também inserido no programa doutoral InfraRisk, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

  • www

    Email

    Leslie E. Alejo Guerra

    Leslie E. Alejo Guerra, arquiteta pela Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo no Mexico, em 2009, realizou o seu mestrado em 2014, igualmente na Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, na facultade de Ingenhería Civil, trabalhando sobre o comportamento sísmico de edifícios históricos religiosos.

    A sua investigação focou-se nos edificios do centro histórico da cidade de Morelia, Michoacán, México, uma vez que está em uma zona sísmica do país. Comparou-se o comportamento destos edifícios usando o conceito de macroelementos e a análise pushover para obter curvas de capacidade e curvas de fragilidade, sendo colaborador de diversas publicações em congressos no México, nacionais e internacionais.

  • www

    Email

    Luís C. Silva

    Luís C. Silva é Mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Minho desde 2013, com o tema da dissertação: ‘Analysis of Christchurch Catholic Basílica, New Zealand’.

    Após um período de experiência profissional de 1 ano, como Engenheiro de Estruturas, decidiu iniciar os seus estudos no Programa Doutoral em Engenharia Civil da Universidade do Minho.

    As suas áreas de interesse integram análise avançada de construções históricas em alvenaria, engenharia sísmica, análise dinâmica e homogeneização de paredes em alvenaria à bi-flexão, análise de incertezas e vulnerabilidade sísmica de estruturas.

  • www

    Email

    Luís Miguel Silva

    Luís Miguel F. Silva, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em 2013, encontra-se a realizar o seu doutoramento, igualmente na Universidade do Minho, estudando sistemas inovadores de paredes de enchimento em alvenaria em edifícios de betão armado, para resistir à ação sísmica.

    A sua investigação tem como objetivo estudar experimental e numericamente, novos sistemas de paredes de enchimento em alvenaria, que combinem simplicidade com baixo custo, e propor recomendações e procedimentos de cálculo para o projeto deste tipo de paredes.

  • www

    Email

    Maria José C. Morais

    Maria José C. Morais obteve o seu grau de licenciatura em Engenheira Civil pela Universidade Nova de Lisboa em 2005 e o seu grau de Mestre em Engenharia de Construção e Reabilitação pelo Instituto Politécnico de Viseu em 2012, com a realização de um projeto intitulado "Pontes de Arco de Alvenaria - Caso de Estudo".

    Esteve envolvida no Projeto de investigação, “StoneArchRail”, tendo trabalhado em diferentes tópicos, tais como análise numérica pelo Método dos Elementos Discretos, ensaios não destrutivos e inspeção de pontes em arco de alvenaria. Autora de várias publicações. Tem experiência em inspeção de obras públicas e avaliação de edifícios.

    Atualmente é aluna de doutoramento no âmbito do Projeto HeritageCARE na Universidade do Minho. O seu trabalho de investigação centra-se no desenvolvimento de um Sistema multinível para conservação preventiva e gestão do património construído no espaço Sudoeste Europeu.

  • www

    Email

    Maria Pia Ciocci

    Maria Pia Ciocci obteve o Grau de Mestre em Arquitetura e Engenharia Estrutural pela Universidade de Roma Tor Vergata. Em 2014-2015 realizou o Mestrado Avançado de Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), tendo recebido uma bolsa Erasmus Mundus subsidiada pela União Europeia. Posteriormente esteve envolvida no Projeto de Reforço sísmico (SRP), numa iniciativa de cooperação com o Instituto de Conservação Getty (GCI).

    Atualmente é aluna de doutoramento pela Universidade do Minho. A sua investigação procura avaliar a contribuição de lajes de madeira com propriedades de diafragma rígido no comportamento sísmico e em edifícios de alvenaria existentes.

    Os seus domínios de interesse incluem análise estrutural avançada, engenharia sísmica, ensaios não-destrutivos e técnicas de reforço, com enfoque em estruturas históricas de alvenaria e madeira.

  • www

    Email

    Maxime Verbist

    Maxime P.A. Verbist, formou-se em Arquitetura e Engenharia Estrutural, especializado em Gestão da restauração do patrimônio pela “Faculté Polytechnique de Mons” (Bélgica) em 2016. Desenvolveu a sua tese de mestrado na Universidade do Minho no âmbito do programa “ERASMUS Traineeship”, subordinado ao tema “design of Single Step Joint and reinforcement with Self-Tapping Screws”. Encontra-se a desenvolver o seu doutoramento no departamento de Engenheria Civil da Universidade do Minho em colaboração com o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil).

    O seu domínio de investigação abrange a análise de juntas de madeira tradicionais. O desenvolvimento analítico, os ensaios e a avaliação numérica através do FEM deve conduzir a modelos de desenho confiável das juntas. Vários artigos, incluindo revistas internacionais e conferências têm sido publicados por ele.

    No âmbito do projecto “Invisible Woods”, ele também tem uma extensa experiência na avaliação de vigas de madeira de edifícios históricos portugueses através ensaios não-destrutivos.

  • www

    Email

    Meera Ramesh

    Meera Ramesh formou-se em engenharia civil pela Birla Institute of Technology (Índia) em 2015. Em 2016, concluíu o Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Construções Históricas (SAHC), obtendo este grau pela a Universidade do Minho e pela Czech Technical University.

    Como doutoranda na Universidade do Minho, o seu tema de pesquisa envolve a avaliação de argamassas utilizadas em alvenaria, incluindo caracterização a micro-escala do material e a avaliação do desempenho em elementos de alvenaria em escala real, incidindo também sobre o comportamento a longo prazo. O objectivo principal é o de estabelecer quantitativamente os benefícios que podem ser obtidos por adição de cal hidratada em argamassas à base de cimento que serão utilizadas em alvenaria.

  • www

    Email

    Pratik Gajjar

    Pratik Gajjar, Engenheiro Civil pela Universidade de Dharmsinh Desai (Índia) em 2013. Em 2015, finalizou seu mestrado em Engenharia Estrutural pela Universidade CEPT (Índia).

    Trabalhou em diversos projetos de dimensionamento estrutural de estruturas industriais na Índia. Em 2018, finalizou seu Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas pelas Universidade do Minho e Universidade Técnica Checa.

    Atualmente, está a fazer o doutoramento pela Universidade do Minho, seu tema de pesquisa é a “Validação de modelos termomecânicos de alvenaria refratária em escala industrial” com o objetivo de realizar investigações experimentais e numéricas em alvenarias estruturais refratárias em ambientes industriais.

  • www

    Email

    Rafael L. G. de Oliveira

    Rafael L. G. de Oliveira, Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) em 2014, realizou o seu mestrado em 2017, igualmente na Universidade Federal de Minas Gerais, sobre o comportamento teórico de perfis formados a frio com presença de furos.

    O seu domínio de investigação abrange a caracterização experimental termomecânica de alvenarias refratárias.

    O seu domínio de investigação também abrange a avaliação numérica de estruturas em aço através de simulações via método dos elementos finitos, sendo autor de algumas publicações, em conferência e revista, nessa área.

  • www

    Email

    Rafael Ramirez

    Rafael Ramírez Alvarez de Lara formou-se em Arquitetura na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Sevilha (Universidade de Sevilha) em 2014. Em 2015-2016, realizou o Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), obtendo o seu diploma pela Universidade Técnica Checa em Praga e pela Universidade do Minho.

    Atualmente, realiza seus estudos de doutorado na Universidade do Minho, com foco no comportamento a longo prazo da interface em sistemas de alvenaria reforçada com FRP. O programa de investigação envolve uma extensa campanha experimental sobre a exposição e durabilidade da alvenaria de tijolo reforçada com fibra de vidro.

    Seu domínio de atividade científica inclui a arquitetura e a análise estrutural, ensaios não-destrutivos e técnicas de reforço, com especial interesse na conservação e restauro de construções históricas.

  • www

    Email

    Rui Maio

    Rui, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro em 2013. A sua tese de mestrado abordou o tema da avaliação da vulnerabilidade sísmica de agregados de edifícios antigos. Em 2014 foi bolseiro do projeto “URBSIS - Avaliação da Vulnerabilidade e Gestão do Risco Sísmico à Escala Urbana" (FCT PTDCECM-URB2564 2014), dando assim início ao seu percurso enquanto investigador. Em 2015 representou Portugal no Young Experts Forum 2015 da UNESCO. Em 2016, e pouco depois de ter iniciado o seu doutoramento ao abrigo do programa doutoral InfraRisk- (Analysis and Mitigation of Risks in Infrastructures), foi selecionado para realizar um estágio no Joint Research Centre da Comissão Europeia, onde desenvolveu trabalho no tema da avaliação da fragilidade sísmica do edificado Europeu. Neste momento, está a concluir o seu doutoramento, cuja tese irá abordar a mitigação do risco sísmico de edifícios urbanos antigos.

    O seu domínio de investigação tem como denominador comum o estudo da avaliação da vulnerabilidade sísmica de edifícios antigos, estendendo-se não só ao uso e desenvolvimento de metodologias aplicáveis à escala dos centros históricos, mas também ao uso de modelos numéricos simplificados baseados na formulação por macroelementos. Sem descuidar da componente estrutural e sísmica, o seu projeto de investigação ambiciona também por integrar outras componentes não menos importantes no processo, tais como a económica e a patrimonial, por exemplo.

  • www

    Email

    Sadegh Lajevardi

    Sadegh Lajevardi, Engenheiro Civil pela Universidade de Amirkabir em 2014, com uma tese de mestrado sobre “Reliability centered maintenance of railway track component with the help of structural health monitoring”.

    O seu domínio de investigação abrange manutenção de estruturas baseada em análise de segurança através de ensaios não-destrutivos e metodologias de monitorização e identificação de dano. É autor de artigos no âmbito de Processamento de Imagem e de Redes Neuronais, e de uma patente nacional.

    Ele também tem uma extensa experiência na inspeção de estruturas ferroviárias, como linhas ferroviárias, pontes e estações.

  • www

    Email

    Sanam Moghimi

    Sanam Moghimi é investigadora no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia de Estruturas, LNEC, Lisboa e doutoranda na UMinho, Guimarães desde 2015.

    Obteve o seu Mestrado em Ciências de Gestão de Desastres Naturais pela Universidade de Teerão, Irão em 2012, enquanto se formou em Engenharia Civil pela Universidade Ferdowsi de Mashhad, de 2005 no Irão .

    A sua pesquisa de doutoramento em estratégias de mitigação do risco sísmico referente a análises custo-eficiência, e suas pesquisas anteriores na sua dissertação de Mestrado sobre a escolha otimizada de estratégias de recuperação de sismos considerando interdependências de infra-estruturas usando modelos dinâmicos de Leontief Input-Output, resultaram em diversas publicações, tanto em conferências como em revistas, sobre temas relacionados.

    Seus interesses de pesquisa também incluem a gestão de projetos, planeamento de recuperação de desastres e avaliação de dano.

  • www

    Email

    Telma Ribeiro

    Telma Ribeiro, obteve, em 2008, o grau de Mestre em conservação e restauro de pedra, pelo Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa. Em 2009, iniciou a sua actividade profissional colaborando com diferentes empresas nacionais de preservação de património edificado, tendo desenvolvido diversos projectos como conservadora-restauradora.

    Actualmente, é aluna de doutoramento em ciências da conservação, estando a desenvolver o seu projecto em colaboração entre o Departamento de Conservação e Restauro (Universidade Nova de Lisboa) e o Departamento de Engenharia Civil (Universidade do Minho). O objectivo da sua investigação é chamar a atenção para a importância da preservação do património vernacular, em particular da arquitectura de terra, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico nessa área.

Topo