Quem Somos

O grupo HMS (Estruturas Históricas e de Alvenaria) foi criado em 1996 na Universidade do Minho e os seus principais interesses de investigação estão relacionados com inspecção, monitorização, avaliação, reparação e reforço de estruturas históricas, incluindo ensaios não destrutivos, caracterização experimental de leis constitutivas, desenvolvimento e implementação de leis constitutivas nos domínios da fendilhação, plasticidade e mecânica do dano, comportamento a longo prazo e análise numérica.

O grupo HMS desenvolveu uma relação de longo prazo com diversas Universidades na Europa e no mundo, que têm permitido o estabelecimento de muitos programas de investigação (financiados pela Comissão Europeia) e projectos educacionais, como o Mestrado Europeu Erasmus Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas.

Todos os anos o grupo contrata alunos interessados em desenvolver o seu doutoramento na área das construções históricas e de alvenaria. Se tem um bom registo académico e se se sente atraído pela investigação que desenvolvemos, por favor contacte-nos para saber mais.

O que fazemos

O grupo HMS actua a todos os níveis relacionados com construções históricas e de alvenaria, nomeadamente inspecção, ensaios e modelação avançados, avaliação e reforço, que combina com investigação de ponta, consultadoria especializada e desenvolvimento de produto para a indústria.

O grupo tem vindo a organizar uma série de conferências, principalmente na área da protecção do património cultural. O grupo atraiu com sucesso mais de 100 contratos com a indústria na área das construções históricas, incluindo modelação avançada e análise não linear, inspecção e diagnóstico, bem como projectos de reforço.