Viver em Guimarães / Informações Úteis

Viver em Guimarães

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave (uma das sub-regiões mais industrializadas do país), com uma população de 52 182 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2 223,9 habkm². É sede de um município com 242,85 km² de área e 162 572 habitantes (2006), subdividido em 69 freguesias, sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. O município é limitado a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes
Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas.

Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.
Os "Vimaranenses" são orgulhosamente tratados por "Conquistadores", fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães.

Clima
O clima de Guimarães é temperado. O inverno é frio e chuvoso, com temperaturas médias que variam de 5 a 14ºC, no entanto não é frequente nevar. Na primavera , a temperatura média varia de 6 a 20 ° C, enquanto que no verão a temperatura média varia de 12ºC a 27ºC. No outono as temperaturas médias variam de 6 a 25 ° C.

Custo de vida
Braga e Guimarães estão entre as cidades portuguesas mais acessíveis para se viver e estudar. O custo médio de vida varia entre 400 € a 500 € por mês.
Alguns custos estimados :
Refeições na cantina da universidade : 2,15 €
Restaurante (low-cost) : 5 € - 10 €
Café: 0,45 € - 0,60 €
Cinema : 5,50 €
Jornal: 1 € - 3 €

Acomodações particulares
Além do alojamento universitário, Braga e Guimarães são cidades com uma extensa oferta de acomodações privadas. Se estiver interessado neste tipo de acomodação, após a chegada na Universidade do Minho, uma lista de quartos / apartamentos disponíveis podem ser obtidas no Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) ou o Gabinete de Relações Internacionais em ambos os campi.
O custo médio de um quarto privado é de 112 a 150 € por pessoa / mês , e o custo médio de um apartamento é de 350-400 € mês.
Por isso, aconselhamos que você chegue pelo menos uma semana antes do início das aulas , a fim de procurar por acomodações privadas.